imag 1

A turma do 12ºB, do curso de Ciências e Tecnologias, da Escola Secundária D. Afonso Henriques do nosso Agrupamento concorreu ao concurso “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho com o projeto “A vida secreta das Andorinhas-das-Barreiras” e conseguiu passar á segunda fase.

O projeto surgiu no âmbito da disciplina de Biologia 12º ano e enquadra-se na unidade programática “Preservar e Recuperar o Meio Ambiente”.

Com este projeto pretendemos estudar a colónia de andorinhas da espécie Riparia Riparia que utilizam, à vários anos, os tubos de drenagem das águas pluviais do muro do parque de estacionamento da escola secundária para nidificar.

imag 3       

Na 2º fase do concurso, que está decorrer neste momento, a turma propõe-se construir ninhos artificiais para possibilitar o aumento da colónia. E através da ajuda de aparelhos tecnológicos, como por exemplo, algumas câmaras de obtenção de imagem, pretende monitorizar os hábitos de nidificação da espécie e o efetivo da população. As imagens e vídeos obtidas serão partilhadas através de um blog     que esperamos que toda a comunidade escolar visite.

              Segue-nos em: https://andorinhasbarreiras.wixsite.com/andorinhas

   Turma de Biologia 12ºB e Professor Manuel Gonçalves