O Concurso Nacional de Leitura levou 509 alunos de 127 escolas à Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Desses 509, 9 pertenciam ao nosso agrupamento (3 de cada uma das escolas de 2º e 3º ciclos e escola secundária).

Espetáculos, formação em Leitura em Voz Alta, mensagens de escritores, visitas guiadas a exposições integraram o programa

 Os autores selecionados deste ano foram Isabel Allende ("O meu país inventado") e Vergílio Ferreira ("Aparição"), para o ensino secundário, e Afonso Cruz ("O pintor debaixo do lava-loiças") e Margarida Fonseca Santos ("Bicicleta à chuva"), para o 3.º ciclo.

As provas escritas incluíram 40 questões de escolha múltipla (20 questões por livro) e uma pequena pergunta de desenvolvimento, de caráter obrigatório, sendo a duração de 30 minutos. Foram apurados os cinco melhores classificados por ciclo de ensino para a prova oral, a qual decorreu durante a tarde.

O programa paralelo da jornada incluía, como já referido, uma visita guiada à exposição de arte contemporânea patente na Galeria Municipal do Porto, "Quote/ Unquote. Entre Apropriação e Diálogo". No fim da manhã, a companhia Teatro do Filósofo com o Parvo atado ao pé apresentou o espetáculo: "Pera onde vaz Brísida Vaz?", uma adaptação de Gil Vicente por Nuno Meireles e Margarida Fernandes.

Todos os alunos e escolas participantes receberam uma oferta de livros.